Mas, você já tentou contá-las? Vamos lá:
- Rúben;
- Simeão;
- Levi;
- Judá;
- Zebulom;
- Issacar;
- Dã;
- Gade;
- Aser;
- Naftali;
- Benjamim;
- Efraim;
- Manassés.
A explicação desta contagem é simples:
Jacó teve 12 filhos homens: Rúben, Simeão, Levi, Judá,
Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. Homens, estes, dos quais descenderam todo o povo de Israel, como lemos, por exemplo,
no famoso capítulo das bençãos de Jacó sobre seus filhos, Gn 49. O versículo 28 deixa bem
claro que “Todas estas são as doze tribos de Israel”. Mas se você voltar um pouquinho, vai ler
algo interessante: “E Jacó
disse a José: ...Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do
Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão
meus... segundo o nome de seus irmãos
serão chamados na sua herança... E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus
irmãos” Gn 48.3,5,6,22. Ou seja, Jacó adotou os filhos de José, Efraim e Manassés,
como seus, ficando com 14 filhos! Mas, como o próprio Jacó explica, ele só fez
isso para que José (que segundo 1 Cr 5.1 ganhou o direito de primogenitura) tivesse uma herança maior. Então, apesar dos filhos de
José serem “chamados entre as tribos de
Israel”, eles são uma tribo só, a de
José.
Só que, parafraseando Agailton Silva, esta história não acaba aqui. Acontece que os levitas tornaram-se uma tribo especial. Há muito o que falar sobre Levi (e Simeão), desde o caso do estupro de Diná, passando pela "benção" profética de Jacó, a escolha dos levitas no caso do bezerro de ouro, a separação da tribo por Deus e mais um pouco. Irei, no entanto, me ater ao último ponto.
A tribo de Levi foi consagrada como tribo separada “para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome” Dt 10.8. Ela também não teve herança na divisão de Canaã, Dt 10.9 e não foi contada entre o povo, Nm 2.33. Por isso, em alguns casos são citados Efraim e Manassés mas não Levi ou José, o que pode levar alguém a pensar que os primeiros são as décima primeira e décima segunda tribo. Na verdade só achei dois casos assim. Não houve, entre os 12 espias, representante de Levi: Nm 13.1-15. O segundo e mais notório caso não é necessariamente um texto bíblico e sim o da divisão da terra de Canaã, especificamente o mapa do território, como este:
A repartição de Canaã (Josué capítulos 13, 15-19, 21) é interessante. Embora Levi não ter recebido herança, o Senhor deu algumas cidades no meio do território das outras tribos. Outro detalhe é que as tribos de Rúben, Gade e metade da tribo de Manassés pediram a Moisés que ficassem à margem direita do Jordão e foram atendidas. Por isso que Manassés tem 2 territórios. Veja como ficou:
Observe que na divisão da terra de Canaã, a meia tribo de Manassés que ficou dalém do Jordão juntamente com Rúben e Gade, ficou sendo chamada de Manassés Oriental enquanto que a outra meia tribo é referenciada juntamente com Efraim como "os filhos de José" (Js 16), inclusive eles chegam a Josué falando como um povo só (Js 17.14-17).
Só que, parafraseando Agailton Silva, esta história não acaba aqui. Acontece que os levitas tornaram-se uma tribo especial. Há muito o que falar sobre Levi (e Simeão), desde o caso do estupro de Diná, passando pela "benção" profética de Jacó, a escolha dos levitas no caso do bezerro de ouro, a separação da tribo por Deus e mais um pouco. Irei, no entanto, me ater ao último ponto.
A tribo de Levi foi consagrada como tribo separada “para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome” Dt 10.8. Ela também não teve herança na divisão de Canaã, Dt 10.9 e não foi contada entre o povo, Nm 2.33. Por isso, em alguns casos são citados Efraim e Manassés mas não Levi ou José, o que pode levar alguém a pensar que os primeiros são as décima primeira e décima segunda tribo. Na verdade só achei dois casos assim. Não houve, entre os 12 espias, representante de Levi: Nm 13.1-15. O segundo e mais notório caso não é necessariamente um texto bíblico e sim o da divisão da terra de Canaã, especificamente o mapa do território, como este:
A repartição de Canaã (Josué capítulos 13, 15-19, 21) é interessante. Embora Levi não ter recebido herança, o Senhor deu algumas cidades no meio do território das outras tribos. Outro detalhe é que as tribos de Rúben, Gade e metade da tribo de Manassés pediram a Moisés que ficassem à margem direita do Jordão e foram atendidas. Por isso que Manassés tem 2 territórios. Veja como ficou:
Repartição de
Canaã entre as tribos (Josué):
13.14,33:
Levi (Js 21)
13.15-23:
Rúben
13.24-28:
Gade
13.29-31:
Manassés Oriental
15: Judá
16-17: José (Efraim e Manassés Ocidental)
18.11-28:
Benjamim
19.1-9: Simeão
19.10-16:
Zebulom
19.17-23:
Issacar
19.24-31:
Aser
19.32-39:
Naftali
19.40-48:
Dã
Observe que na divisão da terra de Canaã, a meia tribo de Manassés que ficou dalém do Jordão juntamente com Rúben e Gade, ficou sendo chamada de Manassés Oriental enquanto que a outra meia tribo é referenciada juntamente com Efraim como "os filhos de José" (Js 16), inclusive eles chegam a Josué falando como um povo só (Js 17.14-17).
Outro caso na questão das listagem das tribos é o dos 144 mil. Ap 7.4-8 diz que "de todas as tribos dos filhos de Israel" serão assinalados 12 mil de cada uma das seguintes tribos: Judá, Rúben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José, Benjamim. Observe que neste caso, são deixados de fora os nomes de Efraim e Dã e incluídos Levi, Manassés e José.
Eu usei a palavra "nome" em vez de "tribo" porque, de fato, o nome de Efraim não foi citado, mas a tribo de Efraim vai estar entre os assinalados, inseridos como a tribo de José. Ora, uma vez que a tribo de José foi citada, não haveria necessidade de citar Efraim ou Manassés, pois estas é que compõe aquela. No entanto, como a tribo de Dã foi deixada de fora, o Senhor decidiu contar mais uma vez os filhos de José separadamente para chegar a 12. Então, onde se lê: José, entenda que é Efraim (que apesar de não ser o primogênito acabou como o maior dos irmãos, Gn 48.13-20) representando seu pai. Outra maneira de entender a citação de José e não explicitamente Efraim, tem ligação com a herança das tribos, discutido no tópico anterior. Neste caso, Manassés seria a Manassés Oriental, enquanto que José seria a junção de Efraim e Manassés Ocidental.
Levi não teria porque ficar de fora, já que o Novo Testamento deixa claro que na dispensação da graça o sacerdócio levítico foi substituído pelo de Cristo, que é eterno e perfeito (Hebreus 7), do qual faz parte a Igreja que é "...o sacerdócio real..." 1 Pe 2.9. Fora isso Levi, independente de qualquer outro argumento, fazia parte das 12 tribos. O fato dela não ter sido contata no passado em algumas situações não a impedia de ser incluída entre os assinalados.
Não sei dizer porque Dã ficou de fora. Vi várias tentativas de explicação, mas não me convenci. Citaram algumas falhas da tribo como um todo e de alguns danitas, mas é notório que outras tribos também falharam tanto individual como coletivamente. Cito aqui a decisão dos benjamitas de apoiar seus conterrâneos no caso do levita que teve sua concubina abusada até a morte por gibeonitas (na verdade eles queriam "conhecer" o próprio levita), que acabou numa guerra civil que quase levou Benjamim à extinção. Eventos registrados nos três últimos capítulos do livro de Juízes.
A parte final de Ezequiel trata da Restauração de Israel, a partir do capítulo 33 (mais especificamente, 40). Parte desta profecia diz respeito ao reino milenial, o que a colocaria num tempo posterior ao dos 144 mil (Grande Tribulação). O capítulo 48, que fala da divisão da terra entre as tribos, cita as 13 tribos (Dã
entre elas). Antes, Ez 47.13 explica que apesar de José ser uma tribo, terá duas partes.Eu usei a palavra "nome" em vez de "tribo" porque, de fato, o nome de Efraim não foi citado, mas a tribo de Efraim vai estar entre os assinalados, inseridos como a tribo de José. Ora, uma vez que a tribo de José foi citada, não haveria necessidade de citar Efraim ou Manassés, pois estas é que compõe aquela. No entanto, como a tribo de Dã foi deixada de fora, o Senhor decidiu contar mais uma vez os filhos de José separadamente para chegar a 12. Então, onde se lê: José, entenda que é Efraim (que apesar de não ser o primogênito acabou como o maior dos irmãos, Gn 48.13-20) representando seu pai. Outra maneira de entender a citação de José e não explicitamente Efraim, tem ligação com a herança das tribos, discutido no tópico anterior. Neste caso, Manassés seria a Manassés Oriental, enquanto que José seria a junção de Efraim e Manassés Ocidental.
Levi não teria porque ficar de fora, já que o Novo Testamento deixa claro que na dispensação da graça o sacerdócio levítico foi substituído pelo de Cristo, que é eterno e perfeito (Hebreus 7), do qual faz parte a Igreja que é "...o sacerdócio real..." 1 Pe 2.9. Fora isso Levi, independente de qualquer outro argumento, fazia parte das 12 tribos. O fato dela não ter sido contata no passado em algumas situações não a impedia de ser incluída entre os assinalados.
Não sei dizer porque Dã ficou de fora. Vi várias tentativas de explicação, mas não me convenci. Citaram algumas falhas da tribo como um todo e de alguns danitas, mas é notório que outras tribos também falharam tanto individual como coletivamente. Cito aqui a decisão dos benjamitas de apoiar seus conterrâneos no caso do levita que teve sua concubina abusada até a morte por gibeonitas (na verdade eles queriam "conhecer" o próprio levita), que acabou numa guerra civil que quase levou Benjamim à extinção. Eventos registrados nos três últimos capítulos do livro de Juízes.
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Agora,
pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que
eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como
Rúben e Simeão;
Gênesis 48:5
Gênesis 48:5
Tem muita gente que nunca percebeu isso. Pouco tempo atrás eu era uma delas. Boa explicação.
ResponderExcluirP.S.: Já pode dar aula na ETAD. Hehehe...
Hehe. Valeu! Não sei quanto, mas valeu. :)
ExcluirQuanto à EETAD, cursei algumas matérias em algum momento no passado, pretendo voltar este ano, mas como aluno mesmo.
Faz uma sequência de posts sobre teoria musical, to precisando e muita gente também. Pode começar pelo próximo já. Mas faz pelo menos um por mês! (Perceba que foi uma frase imperativa).
ResponderExcluirP.S.: Está atrasado nas postagens, não me decepcione pequeno gafanhoto!
Rapaz, aí vai ser mais difícil. Mas posso discutir (repito, discutir e não ensinar) alguns temas um pouco mais avançados, mas com quem já tem uma base, como você. Descobri que não tenho boa didática para ensinar algumas coisas.
ExcluirMuito joia
ResponderExcluirParabéns por se dedicar a palavra e em dividir com todos nós sedentos. Que Deus continue te abençoando e dando o entendimento que vem de cima.
ResponderExcluirParabéns! Excelente texto! Deus te abençoe!
ResponderExcluirParabéns amado, ainda existe pessoas que estuda a palavra...
ResponderExcluirExcelente a explanação desse assunto. Mas inda tenho algumas dúvidas... por exemplo; o porquê de os nomes das filhas de Jacó não ser incluídos nas tribos de Israel.
ResponderExcluirPorque as mulheres nunca são contadas segundo a tradição. Até nos tempos de Jesus se vc reparar na contagem do povo contavam os homens "fora mulheres e crianças".
Excluir